terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lutando para fazer o Espelho Feliz



Ate que ponto a luta pela beleza te move? Tentando fazer o espelho, mídia ou outra pessoa feliz, menos você mesmo (a).

Ate quando essa busca pela estética perfeita ou um corpo pré-moldado ou pré-determinado pela mídia, é saudável?

Sim, digo saudável, pois neste nosso começo conturbado de século XXI, vemos novas patologias e psico-patologias surgindo a partir de exageros ligados a estética e a busca desenfreada pela perfeição, entre elas o mal do século, a depressão. Quem hoje em dia não ouviu falar que alguém estava com depressão ou mesmo já sofreu desse mal?! Mas o ponto aqui é como ter o equilíbrio estético, sem exageros, mas também se preocupando em ter uma estética saudável, que venha a lhe fazer bem e não mal! Como profissional da área e principalmente por ser mulher e suportar pressões como você e ter meus objetivos estéticos a alcançar, me pergunto, até que ponto é exagero e até que ponto é descaso ou relaxo consigo mesmo (a)?



Temos que nos fazer essa pergunta sempre que estivermos muito desesperados para obter um resultado e muitas vezes nem está feliz com todo esse esforço que está fazendo e além pouco a pouco abrindo mão da saúde para se ter uma beleza estética aceitável, ou mesmo quando estiver totalmente desanimado, com baixo estima e se afundando em gordura localizada, celulites, liquido retido, pêlos e etc, preocupado de mais em dar desculpa para tudo, falta de tempo, dores, mal-estar, frescura e etc.

O cuidado consigo mesmo tem que ser natural e prazeroso, porque se você se preocupar de mais, acabará se estressando trazendo conseqüências de dentro para fora, envelhecendo nossas células e corpo, alguns casos câncer, rugas, espinhas, descontrola hormônios e demais patologias significativas, além de te afastar das pessoas, porque ninguém quer viver perto de uma pessoa estressada.
Assim como o cuidado tem que ser motivado em muitas pessoas, talvez você que está lendo esse texto e se encaixa no grupo do descaso, acha que não tem tempo ou que não é uma prioridade, eu te pergunto, qual sua motivação? Ou porque não buscar ser melhor e mais bonito (a) para o seu próprio bem? Só basta começar e viver uma vida saudável, sem pressão, mas feliz e realizado!



Os meus objetivos alem de te mostrar quanto ao possível exagero ou descaso, é te motivar, ajudar e alertar para males vindouros, ou mesmo fazer você enxergar que você mesmo, já basta, já é o suficiente, pois você deve ser inteiro, completo consigo mesmo além de existir várias outras prioridades na vida além de estar esteticamente bem, porém sempre temos um ponto a melhorar e além de estética estamos tratando de saúde, mas tudo no seu limite físico, psicológico e até onde você está feliz, independente de padrões externos, pessoas, cobranças e conflitos.

Se o seu caso for o exagero, sua característica tem sido a busca maçante pela beleza estética, que às vezes nem compõe a sua estrutura física, já usou de suplementos, anabolizantes, cirurgias, entre outras coisas que só degradam a sua saúde e que muitas vezes sua motivação não foi a certa deixando-se levar pelas tendências da mídia e moda, te fazendo acreditar que só assim você seria aceito e bem-visto. Meu conselho como profissional e amiga é que desacelere um pouco, busque o seu equilíbrio, trace suas metas em cima do que você pode, do que seu corpo agüenta. Recentemente vimos o caso de famosas se submetendo a aplicação com hidrogel que acabou mal, infecções, bactérias, cicatrizes, dor e tudo isso para que? Ganhar mais dinheiro com a imagem, com o corpo artificial, estampar na mídia que aquilo é o lindo e saudável e o pior ainda acreditarmos nisso, nos deixamos levar e muitas vezes fazemos o mesmo sacrifício.
Contudo para se ter um corpo são é necessário uma mente sã[1], portanto se você não está satisfeito como você está, acho muito válido todo esforço e disciplina que você se propõe a realizar, porém como já disse, dentro do seu limite físico, psicológico e financeiro. Respeite sua fisiologia, seu corpo, não se envenene, busque a qualidade de vida e um corpo saudável sempre, você é o seu bem maior e tem que investir mesmo, mas não torne esse estilo de vida uma prisão, mesmo por motivos errados. Cuide-se, curta esse estilo saudável que realmente é maravilhoso, mas tudo com muito equilíbrio!

Se você se encaixa, ou está curioso em saber qual é o caso do descaso ou relaxo consigo mesmo, pois não quer admitir que está assim fique tranqüilo, não estou aqui pra te julgar, te chamar de gordo (a) ou relaxado (a), estou aqui pra te mostrar que mesmo que você esteja pra baixo e desanimado para começar a se cuidar, sempre há uma saída e mesmo que o primeiro passo sempre é maior e mais difícil, com força de vontade e disciplina você vai conseguir! Sou totalmente contra aquelas pressões e jargões que os profissionais fittnes, de academia, às vezes médicos usam, do tipo “quem manda comer escondido”, “come que nem uma porca e quer emagrecer”, entre outras coisas humilhantes que vejo e escuto, sem levar em consideração a vida da pessoa, pois todos temos nossos problemas e dilemas.
Mas agora vamos lá, estamos numa onda de estilo de vida saudável, onde as pessoas estão se cuidando mais, buscando uma qualidade de vida. É um tempo muito bom para começar a se cuidar, porque aquele velho ditado é bem verdadeiro – melhor prevenir do que remediar – e como o sábio pensador Hipócrates disse - Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio – agora, será que podemos considerar como remédio tudo o que estamos comendo ultimamente? Com certeza, refrigerante, biscoito recheado, hambúrgueres, macarrão instantâneo, entre outros, não são nem parecidos com remédio! Muito do que você come reflete na sua saúde agora e posteriormente, o tempo de se cuidar é agora, esperar o pior acontecer não é o caminho. Se afundar em desculpas, falta de tempo, tristeza e depressão não vai te ajudar a conquistar um estilo de vida saudável e uma beleza estética, dentro da sua fisiologia. Foque primeiramente na sua saúde, na sua auto-estima, no que importa para você, busque seu ponto de motivação, se ajude a melhorar e ser mais bonito (a). Uma pessoa realizada é mais feliz, e estar feliz com você mesmo e se amar tem que ser uma prioridade, pois temos um relacionamento melhor com as pessoas quando estamos com a auto-estima elevada! Cuide-se com equilíbrio e disciplina e seja feliz!



Faça de 2015 um ano para você se cuidar com equilíbrio, buscar um estilo de vida saudável e claro, alegria e diversão. Opte por atividades que vão lhe proporcionar prazer, alegria, fazer novos amigos, se livrar das pressões do dia-a-dia e ter um momento seu para se cuidar. Que a alegria lhe traga saúde e a saúde lhe traga alegria.

Independente do seu credo ou religião creia que você foi criado (a) por um Deus maravilhoso que te ama desde o ventre da sua mãe, nunca seremos perfeitos como Ele, mas além de você sempre tentar melhorar o exterior, mude também o interior, porque mesmo que hoje pareça conto de fadas a beleza interior, o caráter vem acima de qualquer coisa! Não se apegue tanto aos ritos e exigências da mídia, busque ser feliz consigo mesmo, encontre seu objetivo e lute por ele, motive-se e seja feliz vendo os seus resultados!
Estarei sempre postando dicas, opiniões, cuidados diários, promoções, mensagens e muita alegria, porque preocupação já basta a nossa de cada dia!
Seguiremos nos ajudando e buscando a cada dia ser melhor, por dentro e por fora!

Espero que gostem, até breve!

Abraços

Estela Vidoto
Esteticista



[1] famosa citação do poeta latino Juvenal, seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa. 

2 comentários: